Curriculum Vitae Português Concert Pianist Paulo Brasil

 

Paulo Brasil, nasceu no dia 10 de março de 1976 em Santo Amaro, Bahia. Inicia sua educação musical aos seis anos de idade, com a sua mãe e a professora Helena Coppens. Desde 1983 até 1991 estuda com Ryoko Veiga na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Posteriormente recebe aulas com a professora Miriam Ramos na UFRJ, de 1992 a 1993, ano em que ingressa no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com a professora Natalia Troull. Em 1998 se muda para a Áustria, continuando seus estudos no Conservatório de Viena, onde conclui em 2002 com o professor Igo Koch.

Sua carreira como solista começa aos 10 anos de idade, oferecendo dois recitais e como solista da Orquestra Sinfônica da UFBA em Salvador, com o Concerto em Re Maior de Haydn. Em 1991 é convidado para tocar o Concerto No.3 de Beethoven com a mesma orquestra, na ocasião da abertura da temporada de concertos deste ano. Em 1992 é selecionado como solista, com motivo da celebração dos 144 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para tocar com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, interpretando o Concerto No.1 de Liszt. Em 2005 é laureado com o Terceiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano “Compositores de España” e com o Primeiro Prêmio no "Concurso Antón García Abril 2007" .

Como solista e músico de câmara, realiza apresentações em várias cidades de seu país natal e em importantes salas de concerto da Europa e América Latina, entre elas a “Radiokulturhaus” de Viena, “Teatro Peón Contreras” do México, Teatro Monumental de Madrid, “Fundación Juan March” assim como o “Palacio de Congresos de Madrid”, sendo frequentemente solicitado para transmitir seus concertos pelos meios de comunicação (TVE Bahia, Ö1 Rundfunk, “Radio Televisión Española”, “Radio Televisión de Galicia”, etc.)